sábado, 5 de setembro de 2015

TÊNIS!!!??? FRESCOBOL!!!??? COMO DEFINIR SEUS RELACIONAMENTOS!!!??? E O SEU CASAMENTO!!!!???

A prática esportiva vem sendo reconhecida há algumas décadas como essencial para o bem estar físico, mental, e emocional do indivíduo. Em razão disso por todo o mundo somos incentivados a praticar algum esporte. Prova disso o grande aumento de profissionais dessa área, de academias e de pessoas que estão envolvidas em alguma atividade física e na prática desportiva. É interessante como existem alguns esportes parecidos; que usam equipamentos, estratégias e o número de participantes semelhantes. Há algumas semelhanças entre o tênis e o frescobol, por exemplo. Geralmente com dois participantes; duas raquetes, a despeito da diferença entre elas e uma bola. 
Contudo, existem claras diferenças entre essas duas práticas tão conhecidas. Quanto ao local, geralmente o tênis é praticado numa quadra, com regras claras e rígidas; já o frescobol é praticado ao ar livre, na praia; sendo que a descontração, a liberdade quanto a regras e a diversão estão nitidamente presentes em sua prática. Também existem claras diferenças entre o objetivo desses dois jogos. Quando se joga tênis existem rivais e não parceiros, o objetivo é derrotar o rival aproveitando suas fraquezas e erros.
Já quando se joga o frescobol busca-se um momento de recreio, diversão e descontração com o parceiro. Quando algum dos parceiros joga uma bola "quadrada", o outro se esforça para devolvê-la redonda. Rubem Alves (1933-2014) escritor com muitos títulos publicados em diversas áreas afirmou que nossos relacionamentos, e especialmente os casamentos podem ser comparados com uma dessas modalidades esportivas: tênis ou frescobol. Se o casamento for um jogo de tênis será de fato uma experiência dolorosa, triste e frustrante. Por isso, sempre deve ser comparado a um jogo de frescobol. O casamento é parceria, e não competição; nele não há vencedores e perdedores; nele marido e mulher cooperam um com o outro para que ambos supram suas fraquezas; nele não se destacam as fraquezas dos cônjuges, para um deles triunfar sobre o outro; pelo contrário deve haver ajuda mútua para que as fraquezas sejam superadas e as vitórias celebradas conjuntamente. Marido e mulher não competem, cooperam; não são rivais, mas amigos; Marido e mulher não buscam sua própria felicidade; solidarizam-se nas fraquezas e celebram juntos a vitória comum. Por isso, o casamento sempre deve ser comparado a uma partida de frescobol. 
Não existem rivais e sim parceiros; não se visa eliminar um dos participantes; deve haver leveza, companheirismo; auxilio mútuo; parceria total; alegria; respeito. É como se fosse um jogo de frescobol que nunca termina. SEU CASAMENTO É UM JOGO DE TÊNIS OU DE FRESCOBOL?
(adaptado do Cada Dia).